Textos



A Doença de Maria Poeirinha

Maria Poeirinha padecia do Mal de Areia, uma doença em que se vomitavam pastas de areia e os ouvidos jorravam grãos de calcário. O curandeiro da aldeia entoou cantigas mágicas para a curar, mas sem efeito.
            De facto, os cantos não surtiram efeito.  À medida que a doença agravava, a mãe de Maria, chamada Albertina, tentava entrar em contacto com o seu irmão Jaime. Jaime era médico especialista em doenças como a de Maria. Quando finalmente conseguiu falar com ele, o tio apressou-se a ir em socorro da sobrinha.
            Após o telefonema, a Albertina foi ter ao quarto da filha e avisou:
            - Maria, o teu tio vem a caminho!
            Quando Jaime chegou, trazia consigo remédios de África. Alguns dos melhores. Misturou-os, mas apenas um deles correu bem. Maria bebeu-o, melhorou um pouco, mas ainda estava longe da cura.
            A noite caiu e Jaime teve de lá ficar a dormir. Ao alvorecer, Jaime regressou à Tanzânia. Ao fim de longos dias de sofrimento, Maria recuperou totalmente.


Recriação de um Momento Narrativo
 Zonzo: Poeirinha, eu conduzo o teu dedo sobre a letra m. 
Poeirinha: Obrigado, mano Zonzo. 
Zonzo: O que posso fazer mais por ti? 
Poeirinha: Poderias tentar fazer muitas outras coisas, mas as que eu quero não irias conseguir realizar. São muito complicadas. 
Zonzo: Mas que coisas são essas? Só por curiosidade... 
Poeirinha: Não tas posso dizer. 
Zonzo: Então como te posso ajudar? 
Poeirinha: Tens de as descobrir e desvendar o seu segredo. 
Zonzo: Como? 
Poeirinha: Todos os dias irá cair sobre a tua cama uma cartinha mistério que terá um enigma para ti. Quando descodificares todos os enigmas, curar-me-ás. 
Liliana, 4ºC, CESSL

Análise da Capa e Antecipação do Conteúdo do Texto
Olhando para a capa o que vejo? Não me posso pronunciar acerca desse assunto, pois não tenho os óculos comigo. Ah, é verdade, não uso óculos. Bem… Então vejamos…
Análise da capa e antecipação do conteúdo do texto, 4ºD, EB1 de Meirinhas


Sem comentários:

Enviar um comentário